Ropertone

Cantina do Roperto

Uma cantina tradicional de São Paulo.

  • Data: 02/04/2013 (quarta-feira)
  • Endereço: Rua Treze de Maio, 634
  • Telefone: 11 3288 2573
  • Site: http://www.cantinaroperto.com.br
  • Tipo de cozinha: Italiana
  • Tipo de refeição: Almoço
  • Valor: $$S
  • Atendimento: Ótimo

Fui almoçar com um amigo e, em princípio, eu queria ir a um restaurante nordestino no Bixiga. Contudo, no caminho, esse amigo lembrou do Roperto, que não íamos lá há muito… Resultado: fizemos um pequeno desvio e fomos parar na Cantina do Roperto.

A fachada do restaurante Roperto.
A fachada do Roperto.
Interior do restaurante Roperto
Interior do restaurante a partir dos fundos. Eu estava do lado oposto da luz, me perdoem.
Interior do restaurante Roperto
Outra visão do interior, a partir da frente do restaurante.

Apesar de não ter toalhas quadriculadas sobre as mesas, as paredes são coalhadas de fotos e garrafas de vinho, nos lembrando que estamos em uma cantina. O salão principal é pequeno. Apesar de saber que há outros ambientes disponíveis, costumo ir lá durante a semana e, por isso, sempre me acomodei no salão principal.

O atendimento é muito simpático, os garçons fazem com que os clientes se sintam em casa. Impecável.

O couvert é uma refeição à parte: pão italiano fresco cortado em fatias, acompanhado de sardela, creme de ricota, manteiga e azeitonas pretas. As azeitonas são imensas e derretem na boca. A sardela é bem fresca, com sal no ponto certo (já provei várias bem salgadas). O creme de ricota é gostoso, mas perde longe em sabor para a sardela. Há também torradas de pão italiano com alho, mas acho o sabor muito forte, preferi evitar.

Um ponto importante: se eles percebem que acabou algo do couvert, a reposição é feita sem que você precise pedir e já está inclusa no preço.

Couvert
Couvert. Sardela saborosa (a maioria é salgada), azeitonas que derretem na boca e pasta de ricota para os “light”. E tome-lhe pão italiano!

O que comeríamos como refeição principal já estava escolhido antes mesmo de chegarmos lá: um ropertone (o polpetone do Roperto) acompanhado de uma massa com molho de tomate. Bastava escolher a massa e o molho. Após confabulações, decidimos pedir um fusilli (minha massa preferida) com molho napolitano (tomate em pedaços, temperado com manjericão).

O ropertone, como de costume, estava divino, muito macio e suculento. O fusili fez uma ótima combinação. Comemos até ficarmos fastiados.

Fusilli ao molho Napolitano
Fusilli ao molho Napolitano. Minha massa favorita envolta em um belíssimo molho de tomate picado ao manjericão.
Ropertone
Ropertone, o polpetone do Roperto. Divino.
fusili a napolitana com ropertone
Bela combinação: fusili a napolitana com ropertone.

Lado negativo? O mesmo de outras cantinas (veja o caso do Lellis Tratoria): o preço. Gastamos 188,50 para duas pessoas, incluindo-se aí bebidas (refrigerantes e suco) e café. Apesar dos pratos serem generosos, o custo é alto.

Gostaram? Maravilha! Não gostaram? Me digam o porquê!

Por favor, sintam-se à vontade para elogiar, criticar, sugerir, comentar. Tudo é válido, desde que feito com educação.

Deixe um comentário